Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENE
Clique para ver todas as fotos de Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENE
Biofábrica
O CENTRO DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS DO NORDESTE (Cetene): CRIAÇÃO e MISSÃO ESTRATÉGICA

Criado em 2005, o Cetene - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste possui como missão:

"desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social da Região Nordeste, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina".

A proposta do Cetene é articular a formação de redes temáticas de pesquisa, a partir da identificação de oportunidade e necessidades locais e regionais. Para tal utiliza a infraestrutura de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) existente na região Nordeste, além de suas competências em recursos humanos.
São objetivos do Cetene:
  • buscar a excelência interdisciplinar e multidisciplinar, favorecendo a interação e a identificação de novas áreas de pesquisa que se beneficiem da cooperação entre os diferentes pesquisadores;
  • ser um centro regional de transferência de conhecimento, promovendo cooperação entre as instituições de C,T&I, universidades e setor produtivo; e
  • estimular uma ativa cooperação com as indústrias, tanto na realização de serviços técnicos especializados quanto no oferecimento de consultorias.
Destaca-se na concepção do Centro, o foco em redes e articulações.

Do ponto de vista da definição de suas áreas de pesquisa, o Cetene tem como prioritárias aquelas consideradas potenciais pela atual Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior - PITCE, quais sejam: Biotecnologia e Nanotecnologia. Além destas, foi ainda previsto um núcleo que tratasse do apoio à certificação e avaliação de produtos de alta tecnologia, a fim de assegurar os padrões de qualidade dos mesmos para vislumbrar sua inserção em mercados globais.

Na área de Biotecnologia, o Cetene conta com a Biofábrica Governador Miguel Arraes, laboratório de cultura de tecidos com capacidade instalada para desenvolver em larga escala espécies vegetais de interesse social e econômico para o nordeste. A Biofábrica é capaz de produzir até 1,5 milhão de mudas de cana-de-açúcar/mês em biorreatores de imersão temporária, sendo considerada a maior em produção na América Latina.

O objetivo da Biofábrica consiste em desenvolver protocolos para a disseminação em larga escala de variedades de cana-de-açúcar, espécies frutíferas, ornamentais, oleaginosas e florestais nativas da Mata Atlântica e do Semiárido, beneficiando pequenos e médios produtores e contribuindo para a conservação da biodiversidade, modificando o cenário produtivo da região Nordeste.

A estrutura física da Biofábrica Governador Miguel Arraes inclui: Laboratório de Micropropagação in vitro de mudas em larga escala; Laboratório de Pesquisas Aplicadas a Biofábricas; e Laboratório de Diagnose Fitossanitária.

A Biofábrica também inova na instalação de estufas de aclimatização em locais próximos ao plantio, barateando custos de locomoção e capacitando produtores rurais no processo de adaptação da muda para o plantio. Essa tecnologia, aliada às inovações, gera empregos e amplia a produtividade em 30% nas áreas de plantio renovadas.

As linhas de pesquisa da Biofábrica são: micropropagação em larga escala de plantas em biorreatores; desenvolvimento de protocolos para micropropagação de plantas de interesse estratégico para o Nordeste; limpeza clonal de plantas; diagnose fitossanitária; e inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio.

Os projetos desenvolvidos pela Biofábrica são: Cana de Meristema para o Nordeste; Eucaliptos para o Nordeste; Desenvolvimento de Tecnologias para Produção em Larga Escala de Plantas de Interesse para o Nordeste; Eficiência da Fixação de Nitrogênio por Bactérias Diazotróficas em Cana-de-Açúcar; e Avaliação da Variação Somacional e Diagnose Fitossanitária em Mudas Micropropagadas de Cana-de-Açúcar.

O grande diferencial da Biofábrica é a utilização da tecnologia implantada em cooperação com o Instituto Nacional de Investigaciones de La Caña de Azucar (Inica), em Cuba, que permite a produção massal de mudas em pequeno espaço físico e em curto período de tempo, garantindo a uniformidade de plantio, fidelidade genética e sanidade das plantas. Com essa tecnologia, a Biofábrica Governador Miguel Arraes é considerada hoje a maior da América Latina em termos de produção.

Já o Laboratório de Biocombustíveis articula uma rede interinstitucional com o objetivo de pesquisar espécies de oleaginosas promissoras para o biodiesel, além de produzir o biocombustível em uma Usina Experimental em Caetés/PE, com capacidade para 2.000 litros/dia. O Cetene também atua na pesquisa com o bioetanol de segunda geração, a partir do bagaço de cana-de-açúcar e outros resíduos agroindustriais.

Na área de Nanotecnologia, o Cetene atua como Centro com vocações específicas para transferência de tecnologias ao setor produtivo, apoiando o esforço inovador das empresas e o conhecimento gerado nos laboratórios nacionais, nas áreas biológicas e de materiais, de modo que novos produtos e processos possam ser incorporados às etapas de produção das empresas nordestinas a fim de que seu potencial competitivo possa elevar-se, bem como produtos destinados à demanda interna da região possam ter maior qualidade e menores custos para a população nordestina.

A área de Nanotecnologia é responsável pelo gerenciamento da Rede NanoCetene, iniciativa que reúne mais de 26 laboratórios que compartilham uma infraestrutura multiusuário de última geração, capaz de analisar amostras e produzir pesquisas de alta complexidade, com atendimento voltado para a indústria e para a pesquisa científica.

O Laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise (LAMM) presta serviços técnicos laboratoriais de qualidade e excelência para a sociedade, gerando competência científica no desenvolvimento e aprimoramento de técnicas em microscopia eletrônica. O LAMM possui uma infraestrutura laboratorial de excelência e realiza análises remotas, sendo o primeiro laboratório no Brasil a permitir essa interação com o usuário.

O LAMM tem como foco a realização de pesquisas e diagnósticos em microscopia de amostras biológicas e em materiais nanoestruturados, abrangendo áreas da Física, Metalurgia, Engenharia e Ciências dos Materiais, Biologia, Medicina Humana e Veterinária, Odontologia, Agronomia, Geologia e Química. O laboratório dá apoio aos projetos em execução no Centro, tanto na área de Biotecnologia quanto em Nanotecnologia. O LAMM conta atualmente com os seguintes equipamentos: microscópio eletrônico de varredura ambiental fabricado pela FEI, Quanta 200 FEG; microscópio eletrônico de transmissão fabricado pela FEI, Morgagni; e microscópio eletrônico de transmissão fabricado pela FEI, Tecnai 200. Dentre os equipamentos de preparação de amostras, o LAMM conta com disco de diamante de baixa rotação, polidor de precisão, polidor eletroquímico, polidor iônico e cortador peizelétrico. Os serviços do LAMM atendem a uma ampla demanda, podendo realizar análises de materiais poliméricos, cerâmicos, metálicos, e compósitos, orgânicos, inorgânicos e biológicos. A preparação das amostras dependerá do tipo de material e das análises a serem realizadas. Além das análises morfológicas e imagens de alta resolução, o LAMM oferece microanálise por EDS obtendo-se informação sobre os elementos químicos presentes no material e sua distribuição na amostra. O laboratório está em condições de realizar estudos de Tomografia-3D, ordenamento e orientação cristalográfica por difração de elétrons. Conta-se também com o modo ambiental que permite análises em temperatura, pressão e umidade controladas.

Na Microeletrônica, o Cetene realiza, por meio do Laboratório para Integração de Circuitos e Sistemas (LINCS), projetos de circuitos integrados de aplicação específica - ASICs, IP-cores e sistemas eletrônicos em geral, tendo como premissa básica o desenvolvimento de produtos de qualidade (processo IP-Process), bem como o treinamento nas áreas de processo de desenvolvimento, síntese e técnicas de verificação funcional.
Veja Também
Representação Regional do Nordeste
Representação Regional do Nordeste
Endereço: Rua Professor Luiz Freire, 01 - Cidade Universitária
CEP: 50740-540 / Recife - PE
Telefone: (81) 3797-8101 / Fax: (81) 3797-8102
E-mail: rene@mct.gov.br
Copyright © 2010 - Ministério da Ciência e Tecnologia